segunda-feira, 27 de setembro de 2010

“Igreja é base sólida na educação”, diz Supernanny

Cris Poli


  Família e Igreja. A quem compete o mandato de educar as novas gerações?”. Essa era a questão a ser respondida pela educadora Cris Poli, a Supernanny do SBT, na quinta plenária do 6º Congresso Nacional de Escola Dominical em Maceió. Na avaliação dela, o papel da educação dos filhos está nas mãos dos pais – e sempre esteve. As demais instituições, inclusive a Igreja, são apenas parceiras no ensino.
Entretanto, o convívio social cristão se torna um diferencial para a formação do caráter da criança por conta de alguns fatores específicos que somente são encontrados nas igrejas. São exemplos disso a linguagem, as atitudes, o comportamento e o padrão.
“Nas igrejas, as crianças aprendem a falar da mesma linguagem que os outros, caminham todos para a mesma direção, o mesmo alvo. Quando isso acontece de forma uniforme, a criança acaba sendo orientada a agir igualmente aos demais”, esclarece.
Na palestra que concedeu para milhares de inscritos no congresso, Cris Poli disse que a educação começa nas casas e nas famílias. Os locais posteriormente frequentados pelas crianças são meramente coadjuvantes no processo da educação, como é o caso das escolas, dos ambientes de lazer e quem sabe das igrejas evangélicas.
Com fundamento na palavra de Deus, a Supernanny classificou a educação como vida. “Ela transmite vida para as pessoas. Quando se ensina a alguém estão passando a maneira de viver, transmitindo princípios. E a educação cristã é importante porque está fundamentada na Bíblia Sagrada”, afirmou. Cris Poli disse que aos poucos os valores e esses princípios estão sendo mudados.
Ela explicou cada um deles na plenária. Ao todo foram 14 princípios: família, autoridade, responsabilidade, disciplina, autonomia, indivíduo, elogio, educação é vida, organização, rotina, respeito, cumplicidade, qualidade e incentivo. “Quanto maior for a autoridade dos pais, maior será a responsabilidade. E quanto à disciplina, não estou tratando aqui de castigo. O sinônimo dela é o ensino. Devemos aplicar a disciplina educando, sempre”, orientou.
A palestra com Cris Poli era uma das mais aguardadas do 6º Congresso da Escola Dominical. A popularidade da educadora, obviamente por conta do programa de TV, foi nítida em todo o momento em que a educadora esteve no Centro de Convenções.
Programação
Antes da plenária com a Supernanny, o pastor Elmer Towns (EUA) ministrou sobre  “Expansão de Ensino da Escola Dominical – parte 2″. Após a palestra de Cris Poli foi a vez o renomado pastor Elienai Cabral (DF) falar sobre a “Redescoberta do Ensino como fonte de Avivamento”. O momento devocional teve a presença do ministério de louvor do Farol e da cantora Alice Maciel (RN).

Fonte: Notícias Gospel

Tô Ligado! Ligadinho em JESUS, ligadinho em você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário